pesquisando

pesquisa qualitativa e quantitativa

VEJA A DIFERENÇA

        

QUALITATIVA

 

As pesquisas qualitativas têm caráter exploratório: estimulam os entrevistados a pensar e falar livremente sobre algum tema. Elas fazem emergir aspectos subjetivos, atingem motivações não explícitas, ou mesmo não conscientes, de forma espontânea.

 

Amostra: não há preocupação em projetar resultados. O número de entrevistados geralmente é pequeno, formado por grupos em média 8 a 12 de diferentes classes sociais e são realizadas por meio de entrevistas em profundidade ou de discussões em grupo. São convidadas para um bate- papo realizado em salas especiais com circuito de gravação em áudio e vídeo. Nas entrevistas em profundidade, é feito o pré-agendamento do entrevistado. Este procedimento garante a concentração do respondente.

 

Questionário: normalmente as informações são coletadas por meio de um roteiro. As opiniões dos participantes são gravadas e posteriormente analisadas,

 

Relatório: as informações colhidas na abordagem qualitativa são analisadas de acordo com o roteiro aplicado e registradas em relatório, destacando opiniões, comentários e frases mais relevantes que surgiram.

 


QUANTITATIVAS

 

As pesquisas quantitativas são mais adequadas para apurar opiniões e atitudes explícitas e conscientes dos entrevistados, pois utilizam instrumentos padronizados “questionários”. São utilizados quando se sabe exatamente o que deve ser perguntado para atingir os objetivos da pesquisa. Permitem que se realizem projeções para a população representada. Elas testam, de forma precisa, as hipóteses levantadas para a pesquisa e fornecem índices que podem ser comparados com outros.

 

Questionário: As informações são colhidas por meio de um questionário estruturado com perguntas claras e objetivas. Isto garante a uniformidade de entendimento dos entrevistados.

 

Entrevista: A técnica utilizada para a realização desta pesquisa é a amostragem probabilística domiciliar, selecionando a amostra em dois estágios. No primeiro estágio são selecionados os setores onde as entrevistas serão realizadas, através do método de PPT ‘Probabilidade Proporcional ao Tamanho’, tendo como base o número de moradores em cada um dos setores. No segundo estágio será feita a seleção dos entrevistados utilizando-se quotas proporcionais ao perfil da população em função das variáveis populacionais, sexo, idade e grau de instrução, renda mensal, tendo como base para isso os dados disponíveis no TSE e no IBGE. O importante é que sejam aplicadas individualmente e sigam as regras de seleção da amostra.

 

Amostra: Exige um número maior de entrevistados para garantir maior precisão nos resultados, que serão projetados para a população representada.

 

Relatório: O relatório da pesquisa quantitativa, além das interpretações e conclusões, deve mostrar gráficos e tabelas com os perfis aplicados.